Tudo em excesso faz mal, com a bebida não é diferente, a ingestão exagerada de álcool é prejudicial à saúde.  Mas, pesquisadores já comprovaram que o consumo moderado da cachaça pode trazer benefícios para o corpo e para mente.

Isso não significa que você pode sair por ai bebendo como se não houvesse o amanhã. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS,) o consumo ideal por pessoa corresponde a duas doses diárias, ou seja, cerca de 30g de cachaça. Claro que isso não é uma regra, já que a quantidade varia de acordo com o organismo de cada um.

Se o consumo for realizado de forma consciente, a ingestão do álcool tem a capacidade de dilatar a parede das veias e artérias, elevar a temperatura corpórea, facilitar o fluxo sanguíneo, manter o colesterol bom (HDL) mais elevado, redução do risco de infarto, capacidade intelectual avançada, raciocínio mais rápido, além de influência positiva em fatores psicológicos como otimismo, maior expectativa de vida e menos chances de depressão.

A cachaça de qualidade não altera apenas o sabor da bebida, mas também influência em seus benefícios. Além do álcool, a cachaça possui concentrações de outros compostos oriundos da fermentação e envelhecimento, no caso daquelas que foram mantidas em barris de madeira. A qualidade da cachaça é primordial, pois as concentrações de compostos contaminantes não devem ultrapassar os limites estabelecidos pela legislação vigente no Brasil.

A cachaça artesanal, além de sabor e experiências sensoriais diferentes das demais, quando envelhecida pode ser ainda mais benéfica para saúde. A armazenagem e envelhecimento em barris de madeira garantem compostos fenólicos e propriedades antioxidantes, que favorecem mecanismos de defesa do organismo e combatem fatores oxidantes, tais como radicais livres e o LDL (colesterol ruim), e anticoagulantes, que reduzem o acúmulo de plaquetas no sangue e protegem contra doenças coronárias e câncer. Sendo assim, quanto maior for o contato da bebida com a madeira, maior a extração desses compostos na cachaça.

Se você precisava de um bom motivo para tomar uma cachacinha de vez em quando, agora já pode iniciar os trabalhos!